História do UFC:
O UFC se auto-intitula a mais importante organização de Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts - MMA), mas sua história é cheia de altos e baixos e muita controvérsia. Depois de quase fechar as portas na década de 90, este campeonato de MMA se reinventou e atraiu uma nova legião de fãs. "Eu estive em todas. Eu estive nas finais da NBA, estive no Super Bowl, a decisão do campeonato de futebol americano. Assisti aos jogos da segunda fase e às grandes lutas aqui em Las Vegas. Não acho que esporte algum possa se comparar a uma final do Ultimate Fighting Championship". Qual esporte supera o basquete, o futebol e o boxe? De acordo com o Presidente do UFC Dana White, é o Ultimate Fighting Championship (UFC).
O Ultimate Fighting Championship foi uma invenção de Rorion Gracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie, publicitário. Gracie queria promover a escola de artes marciais de sua família, centrada em técnicas voltadas para lutas verdadeiras e que descartava as mais indicadas para exibições ou demonstrações de estilo. Antes de se dedicar ao UFC, a família Gracie se tornou legendária por "O Desafio de Gracie", um convite aberto aos especialistas de qualquer técnica de luta para enfrentarem, numa luta real, um membro da família Gracie ou um dos estudantes de seus cursos.
Davie lançou a idéia de um torneio de artes marciais no grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG). Nesse torneio, especialistas em diferentes disciplinas das artes marciais se enfrentariam mutuamente para determinar qual o melhor estilo de luta. Segundo relatos, foi um dos empregados da SEG, chamado Michael Abramson, que usou pela primeira vez a expressão "O Campeonato de Vale-Tudo (The Ultimate Fighting Championship)". Em 12 de novembro de 1993, o SEG estreou o primeiro evento de UFC. Mais tarde, o evento seria conhecido como UFC 1.
O evento foi um sucesso e o SEG imediatamente planejou novos torneios. O SEG resolveu conservar o nome Ultimate Fighting Championship e designou quase todos os eventos futuros seqüencialmente (UFC 2, UFC 3, etc).
O confronto entre estilos enfraqueceu gradualmente. A maioria das lutas terminava no chão e muitas disciplinas apresentadas nos primeiros eventos de UFC não tinham foco nem treinavam a luta no solo. Royce Gracie venceu três dos quatro primeiros torneios, provando que a luta no solo era necessária para que se obtivesse sucesso. Os lutadores começaram a se adaptar, a expandir os respectivos repertórios de estilos e a incluir elementos da luta livre e de sujeições. Os eventos tinham poucos faixa-preta de artes marciais. O UFC logo descobriu que a faixa preta não significava necessariamente que seu usuário fosse bom lutador.
No começo, o UFC tinha eventos nos estados americanos que não possuíam comissões atléticas, tendo em vista evitar as regulamentações. Também não havia juízes. Mesmo depois da chegada dos juízes aos eventos, continuava a falta de parâmetros claros para julgamento de uma luta. Os juízes não podiam parar a luta, deveriam apenas se assegurar de que as poucas regras existentes fossem seguidas e testemunhar as desistências. Felizmente, o UFC deu autoridade aos juízes para interromper as lutas depois dos primeiros eventos.
Exceto pelo UFC 9, que apresentou uma série de lutas isoladas, todos os eventos do UFC desenvolviam-se como torneios até o UFC 18. Desse momento em diante, com exceção do UFC 23, todos os eventos passaram a apresentar lutas isoladas, os lutadores não precisavam mais se preocupar com várias lutas em uma mesma noite.
De acordo com Dana White, a evolução do UFC foi aleatória, pois nunca foi intencional. "Aquele espetáculo, o primeiro Ultimate Fighting Championship, deveria ter sido o único. Entretanto, foi tão compensador no pay-per-view que decidiram fazer outro, e depois mais outro. Nunca, nem em um milhão de anos, pensavam estar criando um esporte".
Gradualmente, o UFC introduziu mais regras e restrições, tanto para apaziguar os críticos como para modelar as artes marciais mistas ao formato de legítimo esporte. Infelizmente, nessa época, o SEG estava passando por dificuldades financeiras. Do UFC 23 ao UFC 29 o SEG ficou ameaçado de falência. Como resultado, o SEG não pôde mais arcar com o lançamento dos eventos em vídeos caseiros.
O SEG fazia a promoção dos primeiros eventos do UFC como lutas brutais entre experts em artes marciais. Alegavam que as lutas não tinham restrições e que todas as lutas terminavam com um ineqüívoco vencedor. No final, diziam, o estilo superior das artes marciais acabaria por emergir. De tanto alardearem as lutas como brutais exibições de força, atraíram o olhar dos críticos.
Um desses críticos foi o senador dos Estados Unidos, John McCain. McCain era um fã do boxe e achava que as lutas de UFC eram parecidas com "brigas de galo humanas". Dentro desse ponto de vista, defendia que os eventos de UFC fossem banidos pelas prefeituras e governadores de Estado. Diversas lutas programadas tiveram seus calendários alterados no último momento, quando os estádios diziam que a permissão para o evento de UFC havia sido revogada.
Durante muito tempo o UFC resistiu em tomar providências para fazer parcerias com as comissões atléticas estaduais. Em vez disso, o SEG continuou a promover o MMA como esporte primitivo, o que só contribuía para aumentar o problema. Algumas emissoras de televisão a cabo se recusavam a transmitir os pay-per-views de UFC. As opções do SEG se tornavam mais e mais limitadas. Era tarde demais para o SEG se restabelecer quando o UFC resolveu adotar as regras impostas pela junta diretiva de atletismo de New Jersey.
O UFC hoje:
No ano 2000, o SEG promoveu o UFC 29: Defesa dos Cinturões. Seria o último evento de UFC que o SEG produziria. A companhia enfrentava a falência e as pressões políticas tinham incapacitado sua habilidade para reservar espaços e promover espetáculos. Dois irmãos, Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta, formaram a Zuffa, LLC (zuffa quer dizer "lutar" ou "brigar" em italiano) e compraram o UFC. O ex-lutador de boxe amador e promotor de lutas, Dana White, tornou-se o presidente da nova organização. Lorenzo Fertitta tinha sido membro da comissão atlética do Estado de Nevada e pouco depois a comissão supervisionava os eventos de UFC. Tal fato deu ao UFC a credibilidade necessária e logo as televisões a cabo começaram a veicular seus eventos no pay-per-view novamente.
Danos corporais no UFC:
Foi em 2001 que aconteceu o primeiro evento de UFC promovido pela Zuffa; o UFC 30: a batalha de Boardwalk. O UFC 30 não apenas reviveu o retorno da ampla cobertura de um pay-per-view maior, como também a volta da produção dos vídeos caseiros. Desde o evento, Dana White se concentrou em aumentar a popularidade do UFC e de camuflar sua imagem historicamente brutal. O Sr. White mostra que, "No final das contas, esses rapazes não são tão aterrorizantes como pareciam ser antes. Todos são ótimas pessoas. Vêm aqui para competir, para descobrir quem é o melhor lutador do mundo".
O Ultimate Fighter & a Spike TV:
Em 2005, a Spike TV lançou a primeira temporada de um reality show chamado "O Ultimate Fighter". O espetáculo acompanhava um grupo de aspirantes ao UFC que competiam por um contrato com a organização. Os lutadores se dividiam por diferentes campos de treinamento e, no final de cada episódio, o membro de um dos times lutava com um de outro time. O vencedor permaneceria na competição e o perdedor voltaria para casa. O espetáculo marcava os primeiros espectadores e permitia que assistissem à uma luta de UFC sem pagar o pay-per view e, ao mesmo tempo, instruía os espectadores sobre o UFC. "O Ultimate Fighter" atualmente está programado para pelo menos duas sessões.
O futuro do UFC:
Em março de 2007, os irmãos Fertitta anunciaram que haviam comprado o campeonato de lutas Pride, organização competitiva de artes marciais mistas no Japão. Os fãs de artes marciais mistas sonham com lutas entre os melhores lutadores de Pride e os melhores do UFC. De acordo com Dana White, isto pode agora se tornar realidade. Ainda que os planos sejam prematuros, os fãs das lutas brevemente descobrirão qual o melhor lutador em cada classe de peso. Apesar da sede do UFC estar em Nevada, a companhia recentemente começou uma campanha para fazer lutas em outros Estados, bem como internacionalmente. Os eventos de UFC já podem ser vistos pela televisão em 170 países. A meta de Dana White é levar eventos ao vivo para esses países, enraizando a base de fãs e incentivando a propaganda boca a boca do esporte. Ele diz que "Quando se lança um evento que atrai de 15.000 a 20.000 pessoas em uma localidade, quem assiste vai trabalhar no dia seguinte, conta para os parentes, e divulga para os amigos. A notícia se espalha e a coisa do boca a boca acontece, sendo esta uma das condições para que o negócio cresça e se torne global". Os eventos de UFC estão planejados para a Europa, Japão, Canadá e México.
Hoje os fãs podem ver as lutas do UFC no pay-per-view (cerca de uma vez por mês) no "The Ultimate Fighter" e nos eventos especiais "Fight Night" da Spike TV, em DVD e nos eventos ao vivo.
O UFC promove e hospeda eventos de MMA, que apresentam vários combates. Cada confronto é uma luta entre dois competidores. Semelhantemente ao boxe, as lutas são divididas em rounds e são supervisionadas por um árbitro, ainda que os eventos da MMA sejam mais complexos do que uma luta de boxe. Os confrontos padrão do UFC estão limitados a três rounds (já os de outros campeonatos têm um limite de cinco), com cinco minutos para cada round.
Os lutadores têm um minuto de intervalo entre os rounds. Ao contrário do boxe, onde os atletas podem lutar apenas usando os punhos e dar golpes só acima da cintura, no MMA os lutadores podem dar socos, chutes, cotoveladas, golpes de joelho, e sujeitar o adversário, imobilizando-o para vencer a luta. Podem ser dados golpes acima e abaixo da cintura (com poucas restrições). Logo no início, os UFCs alegavam que seus eventos eram do tipo luta sem regra alguma, mas essa qualificação era inadequada. Desde as primeiras lutas de UFC, os atletas eram obrigados a seguir certas regras, incluindo:
- não atingir os olhos;
- não procurar rasgar a boca do adversário (usar os dedos para "fisgar" a boca do outro);
- não dar golpes na virilha;
A comissão de atletismo do Estado de Nevada, responsável pelos regulamentos de todas as apresentações de boxe e artes marciais no Estado, caracteriza 31 faltas. As faltas podem penalizar ou desqualificar um atleta. Nem todas estão diretamente relacionadas à violência física, por exemplo, considera-se falta agarrar nas cordas, usar linguagem ofensiva dentro do ringue, fingir que está machucado ou deixar cair a proteção bucal com o objetivo de atrasar a luta.Além disso, o UFC segue a política contra drogas da comissão de atletismo do Estado de Nevada, que proíbe expressamente o uso de qualquer droga, especialmente as drogas para aumento de desempenho. O lutador é impedido de lutar se o teste indicar que usou drogas, podendo ainda enfrentar processo disciplinar. Se ficar comprovado que um lutador venceu sob efeito de drogas, a comissão poderá mudar o resultado da luta.
Fundamentos do UFC:
As lutas do UFC não acontecem dentro de um ringue - elas são travadas no octógono, que é um colchão octogonal dentro de uma jaula. Suas laterais são aramadas, as arestas e ângulos têm acolchoado cobrindo as bordas e ele mede 9 metros, de lado a lado. O colchão é feito de lona, pintado ao gosto do cliente para cada evento e nunca é usado duas vezes. Existem duas portas de acesso ao octógono, e elas são seguramente fechadas no começo de cada round.
Depois do começo da luta, somente o juiz e os dois lutadores podem ficar dentro do octógono. No intervalo dos rounds as portas são abertas para que os treinadores possam chegar até aos lutadores. Os treinadores dão conselhos táticos aos respectivos lutadores e ajudam na obstrução de sangramentos. O competidor não pode sair do octógono durante o combate, nem tentar jogar o adversário contra as grades da jaula (pode parecer engraçado, mas o legendário lutador do UFC, Tank Abbott, certa vez aparentemente tentou jogar Carl Worsham por cima da grade durante uma luta).
Por que o UFC usa um colchão octogonal? De acordo com Dana White, por muitas razões: este campeonato foi inicialmente concebido como meio de comparação de estilos de luta na busca pelo melhor estilo. Vários estilos de luta ocorrem em diferentes tipos de ringues e colchões, por exemplo, o boxe usa um quadrado e a luta-livre usa um círculo. O octógono foi projetado tendo em vista evitar dar vantagens a qualquer tipo específico de artes marciais. Como os ângulos em um octógono são mais abertos do que os cantos de um ringue de boxe, há pouca probabilidade do lutador ficar acuado em um dos cantos, sem chance de escapar. O octogóno é cercado com uma grade, impedindo que os lutadores saiam ou sejam atirados para fora do ringue. O octógono é uma estrutura estável, projetada visando a segurança do lutador, mas, ainda assim, garantindo boa visão para os espectadores.
O UFC não possui um sistema formal de classificação de jogadores, embora cada categoria de peso tenha seu respectivo campeão. O presidente, Dana White, declara que os sistemas de classificação freqüentemente impedem a realização das melhores lutas, além de serem um convite à corrupção. Em vez disso o UFC prefere confiar em Joe Silva, vice-presidente e arranjador das lutas. Ele tem um sistema próprio para analisar o estilo e o desempenho dos lutadores para determinar as lutas mais sensacionais. O lutador que comprove satisfatoriamente seu próprio valor conquista o direito de disputar o título com o campeão vigente.
O UFC reconhece cinco categorias:
- peso leve: 66 a 70 kg
- peso meio médio: 70 a 77 kg
- peso médio: 77 a 84 kg
- peso meio-pesado: 84 a 93 kg
- peso pesado: 93 a 120 kg
Os lutadores só enfrentam oponentes da mesma categoria, mas podem mudar de categoria, para cima ou para baixo. A maioria dos lutadores acha que subir na classificação (ganhar peso) significa perder velocidade, e que diminuir na escala é sinal de perda da potência de golpear.
As lutas no UFC são mais complicadas do que as lutas de boxe, por isso os juízes devem considerar mais fatores ao atribuírem os pontos de um round. Eles observam quantas vezes um lutador vai ao chão, como ele derruba seu oponente e como é sua tática nas lutas no solo. Ainda que ficar embaixo seja normalmente considerada uma posição desvantajosa em relação a quem está por cima, alguns lutadores se defendem tão bem estando por baixo que o juiz pode dar a vitória do round ao lutador que está nessa posição. Dana White, presidente do UFC, afirma que, "no momento existe muita controvérsia sobre a atuação dos juízes. O papel de juiz é bastante subjetivo. O que deve ser julgado em cada round é quem fez o maior estrago no oponente".

Gerard Gordeau x Teila Tuli
Kevin Rosier x Zane Frazier
Royce Gracie x Art Jimmerson
Ken Shamrock x Patrick Smith

Scott Morris x Sean Daugherty
Johnny Rhodes x David Levicki
Frank Hamaker x Thaddeus Luster
Remco Pardoel x Alberto Cerra Leon
Orlando Weit x Robert Lucarelli
Jason Delucia x Scott Baker
Royce Gracie x Minoki Ichihara

Keith Hackney x Emmanual Yarborough
Harold Howard x Roland Payne
Keith Hackney foi forçado a retirar devido à ferimento. Foi substituído porFelix Lee Mitchell.
Royce Gracie foi forçado à retirar devido à fatiga. Seu córner jogou a toalha antes da luta contra Harold Howard. Não houve substituição e Howard foi classificado para às finais.
Ken Shamrockfoi foraçado a retirar devido à ferimento. Foi substituído por Steve Jennum.

Lutas reservas:
Joe Charles x Kevin Rosier
Marcus Bossett x Eldo Dias Xavier
Guy Mezger x Jason Fairn
Lutas do Torneio:
Royce Gracie Vence x Ron van Clief
Keith Hackney Vence x Joe Son
Steve Jennum Vence x Melton Bowan
Dan Severn Vence x Anthony Macias
Steve Jennum se retirou devido a ferimento. Foi substituído por Marcus Bossett.

Lutas reservas:
Dave Beneteau x Asbel Cancio
Guy Mezger x John Dowdy
Lutas do Torneio:
Jon Hess x Andy Anderson
Todd Medina x Larry Curetin
Oleg Taktarov x Ernest Vendecia
Dan Severn x Joe Charles
Superluta:
Ken Shamrock x Royce Gracie
Jon Hess se retirou devido a exames feitos pela equipe do UFC. Em seu lugar entrou Dave Beneteau.
Tamanho Total do Torrent: 4.08 GB
0 Comments:
Post a Comment